grupos da região


Brinquedo Torto

Cidade sede: Santo André

Atuante desde: 2008
Endereço da sede: Espaço Cultural Casimiro de Abreu

Rua Onze de Junho, 521 – B. Casa Branca – Santo André 
Contatos: 11 61721078 | grupobrinquedotorto.blogspot.com
Principais trabalhos realizados: Desktop, uma prosopopéia virtual | Gran Circo Pimienta | INENSO! | Um Certo Príncipe; Um Hamlet Itinerante
Linha de pesquisa: Teatro com adolescentes e jovens de linha épica e trágica.



Cia. Asfalto de Poesia
Cidade sede: São Caetano do Sul
Atuante desde: Junho de 2007

Principais trabalhos realizados: “TV SEM CONTROLE” - Primeiro trabalho realizado, fundamentalmente com foco na pesquisa do olhar ingênuo da criança - arquétipo que move o palhaço | "ARTE EXPRESSA” - Mostra de Teatro dentro do transporte público do município de São Paulo, idealizado e desenvolvido pelo grupo teatral Trupe Sinhá Zózima. | “1º CONCURSO DE REDAÇÃO TEMÁTICA” - abertura palhacistica do evento promovido pela ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro - Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Linha de pesquisa: O grupo se dá pelo encontro de indivíduos com bagagens culturais diferenciadas. Cada integrante desenvolve uma linha de pesquisa aplicada pessoal; o elo são os trabalhos de pesquisa [TPs] pessoal e coletivo que pesquisam a linguagem dramática das máscaras; em especial, a do palhaço. A partir da pedagogia de Jacques Lecoq.


Cia. Clã di Clowns

Cidade sede: São Caetano do sul / Santo André
Atuante desde: 2002 a 2005 (amador) - 2009 a atual (profissionalmente) 
Endereço da sede: Segredo! xuuhh!  

Principais trabalhos realizados: Em 2009 o grupo voltou a suas atividades com o Espetáculo "será que foi assim?" que também participou da mostra dos 7 representando São Caetano em 2010. Atualmente está com o espetáculo "A caixa é minha!" e a esquete "A Valsa do milionário" que também recebeu o prêmio de melhor ator entre outras indicações. 

Linha de pesquisa: O Grupo pesquisa o universo do Clown. Também possuí um projeto paralelo: o EKY TV.

Cia da M.A.T.I.L.D.E.
(Movimento Artistico para Transformação Integrado pela Liberdade, Direitos e Entretenimento)
Cidade sede: São Caetano do Sul
Atuante desde: 2004
Endereço da sede: Universo Cultural da Matilde
Rua Senador Vergueiro, 551 - Centro - São Caetano do Sul
Contatos: 11 2759-1756 | contato@ciadamatilde.com.br 
Principais trabalhos realizados: Romeu e Julieta Segundo a Matilde - Dir: Erike Busoni | Terra - Dir Erike Busoni | Dias Felizes - Dir: Emilio Di Biasi | Casting - Dir: Marco Antonio Rodrigues


Cia do Nó de Teatro
Cidade sede: Santo André

Atuante desde: 1999
Endereço da sede: Teatro da Cia. do Nó
Rua Regente Feijó, 359 A - Vila Assunção - Santo André - SP - CEP 09030-000

Contatos: 11 4436-7789 | 11 8692-3702 | ciadono@gmail.com | www.ciadono.org

Principais trabalhos realizados: Fantina (monólogo com Renata Moré e direção de Esdras Domingos) | Os Três Porquinhos - A Verdadeira História (de Esdras Domingos; direção de Esdras Domingos) | A Guerra Santa e O Homem Imortal (de Luis Alberto de Abreu, com direção de Esdras Domingos)

Linha de pesquisa: A Cia do Nó  estuda o imaginário das pessoas que moram no ABC, suas histórias, cultura, sonhos, costumes e tradições. Prepara histórias e personagens complexas, trabalhando o ilusionismo junto ao público, para que este possa mergulhar nas trajetórias e, a partir delas, refletir sua própria vida.


Cia. Du Mirulindu
Cidade sede: São Caetano do Sul

Atuante desde: 2008
Endereço da sede: Rua Serafim Constantino, s/n, Centro - Piso Superior Módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic São Caetano do Sul
Principais trabalhos realizado: Espetáculo Ôxe, Viximaria, Ôxente! | Ocupação Cultural do Espaço Gambalaia, com a presença de grupos convidados e oficinas.
Linha de pesquisa: O grupo procura, por meio do trabalho coletivo, aprofundar seus estudos sobre teatro em várias direções. O primeiro trabalho baseou-se na escrita coletiva. Hoje, a direção é o foco dos estudos.


Cia. eucasquatro

Cidade sede: Santo André
Atuante desde: 2010
Endereço da sede: Espaço de Arte e Convivência Gambalaia.
Rua das Monções 1018 - Bairro Jardim - Santo André.
Contatos: 11 4316-1726 | cia.eucasquatro@gmail.com
Principais trabalhos realizados: Sobre pedras e flores - uma metáfora sobre o amor.
Linha de Pesquisa: A cada novo trabalho, a Cia se utiliza de um tema como ponto de partida. Assuntos que impulsionem a criação de um espetáculo que nasça através de jogos de relação e improviso. Buscando sempre uma criação com características bem próprias do grupo. Lidando com o teatro como uma forma de exploração do próprio indivíduo, sua maneira de pensar e expressar, bem como a sua relação com o outro.


Cia. Levante
Cidade sede: Santo André

Atuante desde: 2006
Endereço da sede: Rua Professor Wagner, 53 -  Jardim Santo Antonio - Santo André
Contatos: 11 2669-0010 | 11 9142-7908 | cia.levante@yahoo.com.br
Principais trabalhos realizados: Almanaque de Araque | O Pássaro Azul | Os Cegos de Brueghel | Bielski
Linha de pesquisa: O Ator no Espaço Vazio 

Cia Lírica de Teatro
Cidade sede: Santo André
Atuante desde: 2010 
Endereço da sede: Espaço Cultural Casimiro de Abreu Onze de Junho, 521 – B. Casa Branca – Santo André
Contatos: 11 61721078 | 
ec.casimirodeabreu@gmail.com | 
Principais trabalhos realizados: Salada Lírica | Três Clarices | Operário em Construção | Poemas Proibidos | Dona Menina, cadê seu riso?
Linha de pesquisa: Linguagem poética em suas mais diversas esferas dentro do espetáculo teatral. Releitura de poemas consagrados e construção de nova dramaturgia em que poesia esteja presente enquanto elemento do discurso.  



Cia Pic Nic

Cidade sede: São Caetano do Sul
Atuante desde:1992
Principais trabalhos realizados:Um dia de Pic Nic, Avoar, Panos e Lendas
Linha de pesquisa: Trabalhamos com teatro para crianças e espetáculos como tema o folclore brasileiro, cantigas e brincadeiras de roda, desenvolvidos com música ao vivo.


Cia.TEMT (Cia de Teatro Experimental Maria Tita)

Cidade sede: São Caetano do Sul
Atuante desde: 28/04/2001
Endereço da sede: Rua Giacomo Dalcin, 429
Principais trabalhos: Cidade Dorme(2011), de George Vilches (espetáculo comemorativo de aniversário de 10 anos da Cia) | Primeiros Encontros (2009), de George Vilches (vencedor do prêmio de melhor espetáculo do III FESCATE (Festival Carmelitano de Teatro (Monte Carmelo, Minas Gerais) | Outro Lado do Espelho (2007), de George Vilches e Juliano Marciano (participante de festivais de teatro do estado, onde conquistou prêmios como "melhor iluminação" e "melhor cenário")
Linha de pesquisa: Nosso objetivo, além de fazer teatro com pessoas que gostamos, é fazer com que o grande público tenha acesso à arte - em suas diferentes formas.  Por meio do nosso olhar e de nossa encenação, desejamos que o público crie sua própria visão,  tornando-se parceiro na descoberta de um teatro experimental.


Garagem de Teatro

Cidade sede: Ribeirão Pires
Atuante desde: novembro de 2006
Principais trabalhos: O Livro Mágico - espetáculo infantil no qual quatro crianças partem em uma fantástica aventura em busca das histórias que misteriosamente desaparecem de um livro. Nesta viagem, elas encontram seres folclóricos brasileiros, que lhes ensinam o respeito pela natureza e a importância da amizade.
Linha de pesquisa: Processos colaborativos, pesquisa de múltiplas linguagens, trabalhos autorais.



Grupo Cênico Regina Pacis
Cidade sede: São Bernardo do Campo
Atuante desde: 1962
Endereço da sede: rua Municipal, 84 Centro - São Bernardo do Campo
Contatos: 11 4123.4652 | 11 9794.8326 | www.reginapacis.com.br | h.breda@terra.com.br
Principais trabalhos (resumo em tres linhas): "Pedreira das Almas" (J.Andrade), "Liberdade, Liberdade", M. Fernandes e F. Rangel), "Zumbi" (G. Guarnieri e A. Boal), "Ralé" (M. Gorki), "Castro Alves Pede Passagem" (G. Guarnieri), "Auto da Compadecida" (A. Suassuna), "Fala Baixo, Senão eu Grito (L. Assunção), "Estranho Procedimento" (L.F.Verissimo), "Em Defesa de Gigi Damiani" (J.Martini e E. Rocha), entre mais de 100 montagens.
Linha de pesquisa (resumo em três linhas): de acordo com a produção do momento, há variações - se o texto é próprio e dependendo do tema a ser abordado há desde a pesquisa histórica até a de campo e quanto às montagens também há diferenças entre elas pois o Grupo não segue uma linha única - a cada produção um novo desafio é proposto, porque o mais importante é o fazer teatral.   


Iriarte Cia Teatral
Cidade sede: São Bernardo do Campo
Atuante desde: 2001
Endereço da sede: Rua João Biancalana, 130 - Paulicéia - SBC
Principais trabalhos: “Quando estou sozinho..." | “Rapunzel” | “A Princesa e o Sapo” e “Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra”
Linha de pesquisa: A Iriarte Cia Teatral sempre se dedicou à pesquisas de linguagem para o teatro infantil, mesclando clown, música ao vivo, cultura popular e interatividade.


SIM – Só Improviso Mesmo
Sede: ABC Paulista
Atuante desde: 2007
Contatos: 11 4437.2619
Linha de pesquisa: O grupo realiza o mesmo modelo de espetáculo desde 2007. A pesquisa do grupo é o Teatro Esporte. Teatro de jogos de improviso que seguem as regras de Keith Johnstone (criador do método).


Teatro da Conspiração
Cidade: Santo André
Atuante desde: 2000
Endereço da sede: sem sede própria
Principais trabalhos: PARTIDA; GERAÇÃO 80; CANTOS PERÍFÉRICOS; TITO, É MELHOR MORRER DO QUE PERDER A VIDA; DASSANTA
Linha de pesquisa: busca de uma dramaturgia própria, rigor estético de encenação e interpretação, centrado na elaboração de partituras físicas e vocais para a construção do espetáculo.


Teatro da Transpiração
Cidade sede: Santo André
Atuante desde:2004
Endereço da sede: Parque Escola
Principais trabalhos: Sonhos de uma noite de verão , Romeu e Julieta , A Tempestade , Primeira Estórias, Macunaina - Uma ópera rock, Muito Barulho por Nada, Geração 80.  
Linha de pesquisa: Formado por atores e não-atores investiga a construção coletiva do espetáculo, tanto na criação quanto na execução de todos os aspectos da cena e a linguagem jovem, utilizando-se de dramaturgias já prontas e procurando o diálogo desta com o coletivo que à encenará, para se chegar a uma encenação autoral.

Trupe do Trapo

Cidade sede: Santo André
Atuante desde: julho de 2006
Endereço da sede: Rua Alcides de Queirós, 63 - Bairro Casa Branca
Contatos: Sérgio Zanck - 11 9521.3905 | 11 4473.3960 |
sergiozanck@ig.com.br | www.trupedotrapo.wordpress.com | www.tdt.art.br
Principais trabalhos: "O Andarilho In-Canta-Dor" (2006 - 2007) - Espetáculo Cênico-Musical, com músicas brasileiras (tradicionais e MPB) e cultura nordestina. Conta a história de um andarilho que procura a Baia de Antanho, dito o melhor lugar pra se viver. | "A máscara da liberdade" (2008 - em cartaz) – Espetáculo Cênico-Musical, com linguagem circense. Conta a história de um palhaço que fica preso na sua maquiagem.
Linha de pesquisa: A Trupe do Trapo é um grupo cênico-musical de inclusão social. Assim, pesquisamos o teatro e a música como linguagem unica, e a inclusão de pessoas com deficiências como parte central da nossa proposta, sendo pensada e viabilizada junto ao processo de criação estética, de produção dos espetáculos, e da formação dos integrantes do grupo. O circo e o teatro físico também estão estão presentes no trabalho da TRUPE.

2 comentários:

  1. Ótimo esse levantamento dos grupos e cias! Estou acompanhando o blog!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse levantamento, sou do ABC Paulista e tenho um blog, onde irei em breve abordar peças e cias teatrais.

    Obrigada
    http://www.cappuccinoebobagens.com/

    ResponderExcluir