sexta-feira, 25 de março de 2011

Memória da Canção

Hoje, às 20h, no auditório do Campus II da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Rua Santo Antônio, 50, Centro, São Caetano do Sul) teremos o seminário Memória da Canção com a presença dos professores Herom VargasHeloísa Valente, encerrando a primeira série de atividades do Ponto de Cultura APAP ArteCidade, vinculado à Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Herom Vargas, é professor titular do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e professor titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Participa do Núcleo de Pesquisadores de Memórias do ABC (USCS) e lidera o grupo de pesquisa Música, Cultura e Linguagens da Mídia. É membro seção latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL). 
É autor de “Hibridismos Musicais de Chico Science & Nação Zumbi”; (Ateliê Editorial, 2007), co-oganizador de Mutações da Cultura Midiática (Paulinas, 2009) e tem artigos em diversas revistas acadêmicas e pesquisas envolvendo os seguintes temas: música popular, comunicação, jornalismo cultural, história cultural e a região do ABC paulista. Para saber mais sobre suas pesquisas clique aqui.
Heloísa Valente é doutora em Comunicação e Semiótica, junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com bolsa sanduíche (CNPq) junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris). Realizou pós-doutoramento junto ao Depto. de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Tem como área de pesquisa a música, a partir das mídias. Atuante nas áreas de nas áreas de Musicologia, Comunicação e Semiótica, participa de eventos científicos organizados pelas associações nacionais e internacionais (Anppom, Intercom, ICMS, IASS, ABET, IASPM-LA).
É autora de Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio (São Paulo: Annablume, 1999) e As vozes da canção na mídia (Via Lettera/Fapesp, 2003), organizadora dos volumes Música e mídia: novas abordagens sobre a canção Via Lettera; Fapesp, 2007), Canção d Além-Mar: o fado e a cidade de Santos (Realejo/ CNPq, 2008); Canção d Além-Mar: o fado na cidade de Santos: sua gente, seus lugares (Realejo/ Fapesp 2009), além de artigos publicados em revistas especializadas. Coordena o Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), com o qual desenvolveu o projeto de pesquisa A canção das mídias: memória e nomadismo junto ao Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (CMU/ECA-USP), com financiamento do CNPq e da FAPESP (bolsa Jovem Pesquisador, FAPESP). Para conhecer o MusiMid, clique aqui.
A atividade tem entrada gratuita. Compareça, participe e ajude a pensar a história do Grande ABC.





Nenhum comentário:

Postar um comentário