terça-feira, 1 de março de 2011

Narrativas registradas

Decidi compartilhar alguns dos vídeos produzidos em 2009 pelo Memórias do ABC - Núcleo de Pesquisas e Laboratório de Produções Midiáticas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Entre 2003 e 2007 foram realizadas algumas pesquisas de Iniciação Científica sobre a memória do teatro no ABC.
Quando eu cheguei para trabalhar no Memórias do ABC, em 2007, as pesquisas já haviam sido concluídas. Tínhamos um material nas mãos. Mesmo sem grandes recursos, produzimos o vídeo Imagens e Narrativas do Teatro no ABC Paulista de 1950 a 1980, cujo projeto maior tinha apoio do CNPq. O resultado de pesquisa em vídeo parte de narrativas orais de artistas do ABC (e aqui se considera: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), tendo o teatro como meio de expressão de valores, representações e imaginários sociais.
É certo que tais vídeos não dão conta de explicar o movimento do teatro regional. A produção das demais cidades que compõem a região do Grande ABC ficou de fora. Muitos grupos não foram citados, muitos artistas não foram entrevistados. Há muitas brechas, algumas falhas técnicas. Mas tenho certeza de que, mesmo com tantos problemas, estes vídeos contemplam o objetivo de mostrar que é possível e necessário que as histórias sejam registradas e compartilhadas. E, com o intuito de produzir um novo material, que preencha algumas lacunas, tomei fôlego para o Mestrado. Estes vídeos também se tornam importantes quando levamos em consideração que a partir dessa e outras produções, o Memórias do ABC ganhou mais espaço na Universidade e teve um projeto para ampliação de sua estrutura, construção de um estúdio e compra de equipamentos aprovado por órgãos financiadores de pesquisa.
Foi um primeiro passo. Conto com a colaboração de vocês para entender e preencher as lacunas. No meu projeto de Mestrado vou trabalhar com os grupos existentes entre 1960 e 1990, nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Estou definindo alguns marcos do movimento teatral na época (como por exemplo, os Festivais de teatro amador, o GTC em Santo André, a Fundação das Artes, o Forja, o surgimento da ELT)  e vou entrevistar alguns dos artistas, por isso, se você fez teatro ou conhece alguém que participou de grupos nessa época, entre em contato comigo.
Bom, por enquanto é isso. Seguem os vídeos.

Contexto histórico e manifestações artístico-culturais do ABC: A formação do ABC Paulista, sua divisão em municípios na década de 1940 e o surgimento das manifestações teatrais na região.




Artistas e Grupos Amadores: Como surgiram, onde e de que maneira desenvolveram suas atividades artísticas nas décadas de 1950 e 1960.





Mulheres em Cena: Como eram vistas pela sociedade do ABC Paulista em confronto com as mudanças socioculturais vividas nos anos de 1950 e 1960.




Censura e Imaginário: Como os artistas do ABC se relacionaram com os mecanismos de censura impostos pelo Governo e pela sociedade autoritária.




Poética do Subúrbio: A profissionalização, a preocupação com a descentralização do teatro em relação à cidade de São Paulo e a construção de uma identidade cultural local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário