quarta-feira, 27 de abril de 2011

O teatro por e para operários

por Paula Venâncio


Nesta sexta-feira (29/4), a partir das 18 horas, na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, ocorrerá o lançamento do livro Peões em Cena (editora Hucitec), escrito por Tin Urbinatti, sociólogo, ator, diretor de teatro e professor de interpretação. O livro traz à cena as experiências do Grupo de Teatro Forja, que desenvolveu suas atividades dentro e fora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, entre as décadas de 1970 e 1990.
Como parte do evento, haverá a apresentação de dança Arte robotizada, com Alessandra Fioravante, a exibição do documentário Teatro Operário: Grupo de Teatro Forja, a encenação do texto Pesadelo, dramaturgia de criação coletiva dos integrantes do Forja, com direção de Tin Urbinatti e atuação de ex-alunos da Fundação das Artes e alunos da Turma 47 da escola de teatro. Também haverá um bate-papo com o autor, a pesquisadora Iná Camargo Costa e o ex-operário e ator do grupo, Eduardo Moreira.
O Forja, com seus operários-artistas, entrou em cena modificando a paisagem do subúrbio e posicionando o mundo do trabalho como centro de suas relações. Sabe-se que em 1978, trabalhadores metalúrgicos da Scania, em São Bernardo do Campo, cruzaram os braços e entraram em greve. Os holofotes dos políticos, economistas e mídia focaram a região do ABC que parecia não mais figurar como espaço de reprodução e ganhou status de espaço de ação e de discussão sobre condições de trabalho e de vida, em pleno contexto de ditadura militar.
No ano seguinte, surgiu o Grupo de Teatro Forja, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, dirigido por Tin Urbinatti, mobilizando os trabalhadores para a montagem de espetáculos que discutissem a realidade vivenciada dentro e fora das fábricas. A partir da perspectiva de construção coletiva, o grupo desenvolveu alguns espetáculos como: Pensão e Liberdade (1980), Operário em construção (1981) e Pesadelo (1982).
O livro Peões em Cena, assim como a produção do Forja, é mais uma forma de resistência, que busca escrever a história a partir do olhar de seus artífices. Afinal de contas, ao se pensar no teatro regional, é preciso tornar o protagonista dessa história os homens e as mulheres comuns do ABC que, tantas vezes, assumiram o papel de artistas nos palcos, mas interpretavam cotidianamente o papel de operários e operárias, professoras, secretárias, funcionários e funcionárias públicas, líderes sindicais ou filiados, donas de casa, desempregados etc. É fundamental recolocá-los em cena como criadores e abrir espaço para narrativas como esta, proposta por Tin Urbinatti. É preciso que se reflita sobre esse teatro que revela formas de estar junto, criando e reforçando laços, que rompe a ordem cotidiana e expõe a arena dos conflitos, que faz dos cidadãos, artistas.

Lançamento do livro Peões em Cena
de Tin Urbinatti

29 de abril (sexta-feira) 
a partir das 18h

Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Rua Visconde de Inhaúma, 730 – SCS
Informações: 11 4238-3030 www.fascs.com.br


Programação

18h | A Cidade do Sonho
Apresentação de Eduardo Moreira (Edu) – Ex-operário e ator do Grupo Forja

19h | Filme | Teatro Operário: O Grupo de Teatro Forja
Documentário sobre as atividades teatrais do Grupo Forja

19h30 | Dança | Arte robotizada
Apresentação de dança com Alessandra Fioravante

20h | Teatro | Pesadelo
Em 1982, atores-operários do Grupo Forja, apresentaram pela primeira vez o espetáculo Pesadelo, cuja dramaturgia de criação coletiva, expõe o medo do desemprego como um verdadeiro pesadelo a assombrar os operários.
A remontagem do espetáculo, com direção de Tin Urbinatti, conta com a presença de ex-alunos da Fundação das Artes e dos alunos da Turma 47 da escola de teatro.

21h | Peões em Cena
Lançamento do livro Peões em Cena (editora Hucitec), escrito por Tin Urbinatti. Em seguida haverá um bate-papo com o autor, Iná Camargo Costa e ex-integrantes do Grupo de Teatro Forja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário