terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Iluminação Cênica x Pintura

Dois setores artísticos que estão intimamente ligados. Um adiciona as cores com pinceladas dos mais variados estilos e gêneros, o outro, por sua vez, subtrai algumas cores da luz branca para liberar a passagem da cor escolhida.
Quando se trata de escolher as cores para a pintura, a seleção é feita por meio de cores primárias Cian(Cyan)+Magenta(Magenta)+Amarelo(Yellow), somadas das mais diversas maneiras e quantidades, até apresentarem a cor desejada.
Assim como existem cores primárias para os pigmentos, existem também as cores primárias para a LUZ, que são: o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue) conhecidos como RGB
Mas, quando se trata de Cor Luz, os "Light Designers" e os Iluminadores, usam na maioria das vezes, filtros de luz conhecidos popularmente como "Gelatina".
Light Designer, ao pé da letra é a pessoa responsável pelo desenho e projeção da luz, já o Iluminador é o responsável pela montagem do projeto. É ele quem seleciona os refletores e a melhor distribuição dos mesmos, para atingir o objetivo do Light Designer, do Produtor, do Diretor e por aí afora.
A “Gelatina” é uma folha de polipropileno dividida em três camadas: a primeira e a terceira são camadas transparentes, já a segunda, a camada do meio, é a camada com a coloração.
Geralmente estas folhas são utilizadas em refletores com lâmpadas incandescentes ou de descarga e tem a função de reter as cores indesejáveis para dar passagem à luz com a cor escolhida. 
Atualmente muitos equipamentos de iluminação utilizam gobos dicróicos em substituição à folha de gel, estes são lentes de vidro colorido, encontrado principalmente em Moving Lights. São parecidos com os que vemos nos semáforos de trânsito.
Alguns refletores são conhecidos como PARLED, pois são refletores compostos por vários LED´s (Lighting Emitter Diode), que significa: Emissores de Luz por Diodo, o diodo é um componente eletrônico bastante conhecido e, desde a era do relógio digital, tem sido usado com a intenção de iluminar(Ex.: Relógio de Microondas, indicador de CD Player, entre outros).
Os LED´s  possuem as características do sistema RGB quando somados e controlados por um aparelho de regulagem de intensidade, ou seja, dimmerizado, estes apresentam o resultado com as cores e a  luminosidade desejada, além da luz branca.
Para facilitar o entendimento deste texto, basta pesquisar sobre o físico Isaac Newton, que apresentou algumas experiências como o Disco de Newton e a refração da luz incidida no Prisma de Newton.
A atuação de um artista em sua obra apresenta fatos relacionados à sua sensibilidade, na proporção das cores, na intensidade das pinceladas e nos elementos escolhidos à realização de seu trabalho.
No entanto, o Light Designer e o Iluminador devem obter um resultado tão satisfatório quanto o artista plástico, mas, além de todos os aspectos apresentados para entusiasmar o público, devem ter consciência de que o trabalho deles deverá atender aos princípios da iluminação cênica, que são: visibilizar, revelar, informar e emocionar.

That´s all folks 


Silnei Souza
Bacharel em Direito, Técnico em eletrônica, Iluminador e Técnico em Iluminação Cênica, desenvolve trabalhos como Light Designer e Stage Managment para o Teatro do SESI de Santo André, desde agosto de 2000.  Vasta experiência como Rodie Crew, para bandas nacionais e músicos como Cláudio Zoli e Fernando de Luke. Excelente fluência na língua inglesa, atua como Professor de Iluminação Cênica no CAM/SP, desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário